As anquinhas horizontais eram armações artificiais de quadril que atribuíam a silhueta esse corte radical . Como se uma linha reta tivesse de fato invadido o corpo feminino estabelecendo para o mesmo uma nova forma . Utilizada no vestuário ao fim da Era Vitoriana (1880), expressa o desgaste do romantismo , das regras e valores de um século que chegava ao fim . As pistas eram a decadência total do século XIX em favor de uma nova lógica que se estabelecia,  com os novos tempos que se anunciavam . A economia de consumo dava seus primeiros passos e tudo sinalizava para o lento , porém , concreto caminhar feminino rumo a uma vida mais pública , urbana e participativa. Como em todos os períodos de mudança,  a moda expressa a com veemência seus últimos arroubos de exagero . Os sintomas da passagem de século exibem o último e mais talvez estranho visual dos cem anos que se passaram após a queda do Antigo regime .

Prestando atenção nos dias de hoje : quais seriam nossos sinais de mudança ? O frenético consumo das fast fashion ou do see now buy now  ou a reflexiva e controlada fala do slow fashion ou do lowsumewrism.

Seriam as novas tendências de consumo uma pista que estabelece como pouso uma nova era ?

O entrada no século XX trouxe modificações , trouxe novos discursos e libertou aos poucos a mulher dos grilhões e das gaiolas que moldavam seu corpo mas a ponta do iceberg de unificações tardias e industrialização e mercado consumidor trouxe também uma Guerra Mundial e o crescimento de movimentos totalitários que redundaram no segundo grande conflito . Será que o desejo por menos na atualidade é uma forma de nos proteger  dos danos causados pelo excesso e pelas diferenças que o mesmo gera ?

1bf2fe7381fce1a1266a42d15ee35ca0

Anúncios