O retrato de Dorian Gray é o texto mais famoso de Oscar Wilde senão, o mais comentado dentro de sua obra genial. A recente versão cinematográfica trouxe das telas para os debates do dia-a-dia questões que atormetavam os indivíduos no século XIX o qual depositava no eu e numa visão particular do mundo a confirmação da queda do Antigo Regime bem como a ascensão do homem privado.  Qual seria o destino de nossa obssessão por nós mesmos ?

Dorian  Gray de Wilde era um jovem belo, charmoso capaz de conquistar homens e mulheres , capaz de reunir atenções e dinheiro, capaz de seduzir através de sua imagem. Sua beleza e juventude , sua pele e suas roupas, seus gestos … estes eram os elementos que o faziam ter o aplauso constante de sua platéia. O medo de perder a fonte de seu sucesso o fez ficar preso a ela – sua imagem, valor supremo, era sua ponte para alcançar o mundo e ao mesmo tempo seu carcereiro;sem ela não sobreviveria. Dorian fez um pacto com o diabo e este lhe garantiu a juventude eterna, a passagem do tempo no entanto estaria tranferida para um quadro com seu retrato – este sofreria as agruras da transformação e do futuro. Dorian não teve futuro congelou sua existência em uma imagem eterna que o aprisionou em si mesmo…enfurecido e entediado colocou fim ao seu suplício destruindo a seu quadro deformado.

Kurt Cobain era um jovem no auge do sucesso quando em 2005 colocou fim a sua vida com um tiro de espingarda na cabeça. Um dos últimos senão o último exemplo de um artista do ROCK Kurt percebia o quando sua imagem era um passaporte para a vida e simultâneamente uma prisão. Certa vez no auge do sucesso do NIRVANA Kurt e a banda sairiam de sua casa nos EUA para um show , cercados por fãs que aguardavam a passagem de seus ídolos para seguí-los até o estádio que seria palco do evento. A solução encontrada pelos empresários dos jovens de Seatle foi a saída de helicóptero. Para satisfazer os fãs  Kurt resolveu acenar aos milhares que estavam ao seu redor. Quando saiu na sacada de sua varanda após instantes se ouviu um uivo, um grito de fúria, dor ??? os fãs bateram palmas, bradaram e imitaram o vocalista da banda de  sucesso meteórico enquanto Kurt entrava em crise ao ver do lado de fora quinhentos mil reflexos de si mesmo – garotos e garotas vestidos como ele, penteados como ele. Kurt Cobain estava inevitavelmente preso a sua imagem e por mais que tenha tentado maculá-la a custa de drogas, de comportamentos pouco elegantes só conseguiu se livrar do espelho no dia em que acabou com a propria vida.

Kurt Cobain Dorian Gray – almas presas na imagem… e o que somos sem ela ?

Anúncios